2007/01/23

Mantendo o passo - atualizando

Uma questão importante quando se publica um blog, já estou sentindo na pele: é bom não demorar muito para fazer atualizações! Sim, vou seguir essa idéia, de que é melhor postar um texto mais ou menos que ficar sem postar nada. certo ?
Bem, não sei. Fica esse como experiência.

Fiz uma lista de temas interessantes que eu gostaria de escrever a respeito. A lista foi escrita de sopetão, para me dar dimensão das loucuras possíveis de serem exploradas (os títulos são hipotéticos):

  • Software (e vida cotidiana - a revelação da Matrix)
  • Software Livre
  • Bate papo offline e a netiqueta dos relacionamentos no Meio Ambiente Digital: um dos papéis dos blogs ?
  • Bolo'Bolo
  • Zona Autônoma Temporária
  • Compartilhe Favoritos - aproveite as benfazejas brisas da relevância e da sorte sincrônica quando for velejar.
  • Metalinguística e o Homem-Máquina (O Tecnosapiens)
  • TiddlyWiki

Há uma diversidade de assuntos, e muitos deles merecem ser abordados em etapas. Por hoje devo me contentar com este prefácio (é importante também não cansar meus leitores com postagens muito longas). Confesso que estou numa fase de amadurecimento do discurso. Sou um tanto prolixo, cheio de apostos, parênteses e travessões. Ainda por cima devo supor que quem pode vir a ler isto aqui, a princípio, são os meus amigos, e, na boa, eu tenho muitos tipos de amigos. Gente de toda procedência e tendências (vide meu perfil – um IBU de muitos BOLOS – também vou explicar estas expressões). Conseguirei manter um diálogo fluido, algo que seja razoavelmente degustável para quem quer que seja ?


O Guilherme deve estar se perguntando porque diabos eu coloquei aquela pilha nele de usar o TiddlyWiki (e o Gui é um cara cabeção – não perdeu tempo e pôs a mão na massa) e agora logo na seqüência eu coloco no ar um blog convencional. De fato estou me sentindo bem desconfortável de não poder sair hiperlinkando ao bel prazer (pelo menos não com aquela facilidade), e, principalmente, de ter que seguir essa forma convencional (linear e estática) de redação.


Bem, imaginei que inaugurar um blog normal iria ser mais palatável, mais amigável, a princípio. A maioria das pessoas guarda alguma resistência ao se relacionar com tecnologia, e chegar logo mandando o TiddlyWiki, achando que vai todo mundo curtir de cara essa piração talvez fosse precipitado. Estou com a escrita pública congelada faz muito tempo, é preciso chegar com calma. Pelo menos uma introdução sobre ele seria necessária, mas eu ainda quero muito mais. Outro motivo para não publicar diretamente um TiddlyWiki, e resignar-me ao formato de página web padrão, é que estou com o tempo apertado para fazer o que estou com muita vontade: montar e publicar um TiddlyWiki bem brasileiro, bem acessível para os próximos aventureiros. Oferecer a facilidade que não encontrei: tudo em português e bem explicadinho. O fato é que a ansiedade (e mesmo a necessidade) de começar logo a blogar ultrapassou a paciência de atingir a meta inicial, e aí cá estou no blogger.


Um ponto que eu estava com alguma dificuldade, mas que já foi resolvido, foi oferecer para os meus visitantes uma maneira mais inteligente e confortável de manter-se atualizado das novas postagens que eu publicar aqui. No momento estou dando uma estudada sobre o que é e como funcionam os Feeds RSS, Atom, e outros.


Desde o ano passado é que eu me toquei que existiam esses links especiais que volta e meia observamos em algumas páginas de internet mais avançadinhas. Esses tais links XML (RSS, Atom, RDF, e outros tantos) permitem que eu possa colecionar um monte de sites de internet, tal como nos Favoritos, de maneira a poder verificar se há novidades nos sítios sem que eu tenha que visitar um a um. Em resumo, um lance totalmente a-ver, afim, com aquilo que eu considero uma das principais vantagens da internet em relação à televisão – o conteúdo é sob demanda ! Pouco importa saber o que vai passar na televisão, o que eu quero assistir ou saber ou fazer vem sendo todo dia selecionado por mim mesmo na internet, inclusive as fontes ! Agora imagine ter diante de si um quadro, uma página ou uma lista contendo todas as novidades de todos os sites que vc frequenta, blogs que lê, ou qualquer coisa que vc queira estar informado sobre novas alterações, ali, disponível a um único clique de distância...

Então, a seguir, vou publicar uma apuração do meu estudo sobre os links XML. Até lá, se você usa Firefox 2 é só clicar no link RSS localizado à margem da página (se não usa, sinto lhe dizer que está perdendo seu tempo com o Internet Explorer. Mude Já !). Deixei também uma opção de link para quem já conhece o Google Reader. Para quem absolutamente não entendeu o que estou falando, aguarde o próximo post.

até.




Um comentário:

GuilhermeCarvalho disse...

yaaay, viva o Blog do Marcellinho!

valeu pelo link pro meu TW, já vou lá reciprocar.

Abrações,
Gui